Realizando Backup do MySQL
Requisitos mandatórios
- Este artigo considera que você já tenha seguido os primeiros passos do portal ArtBackup.
- Também é necessário ter uma conta de backup ativa e com cota atribuída, veja neste link como criar uma.
Configurando o backup para MySQL
O backup do banco de dados MySQL é realizado utilizando o comando nativo, mysqldump. Tal comando permite um controle maior sobre os parâmetros de backup e também agiliza o backup pois tem um excelente desempenho.
1 – Acesse a conta de backup onde o MySQL será configurado. Clique no menu com as três listras, em seguida clique em “Editar”.
2 – Na tela de edição, clique na aba “Avançado”.
3 – Você será direcionado para o portal avançado, digite o nome de login e senha que são os mesmos da conta de backup que você está administrando. Em seguida clique em “Login”.
4 – Clique em “usuário”.
5 – Em seguida clique em “Conjunto de Backups” e depois no ícone “+”.
6 – Na tela “Criar conjunto de Backup” em “Geral” atribua um nome, em “Tipo de conjunto de backup” selecione “Backup do MySQL”, selecione a plataforma desejada, em nosso caso é “Linux”.
Em “Servidor MySQL” insira ainda as configurações do seu servidor.
7 – Selecione as databases. Caso queira fazer o backup de todas as bases, preencha o campo com “MySQL” e clique na opção adicionar.
8 – Caso necessite fazer backup de uma base de dados específica, preencha o campo dessa forma: “MySQL/minhadatabase”. Clique em adicionar, conforme a imagem abaixo.
9 – A configuração vem com o agendamento diário configurado, neste agendamento é possível alterar apenas o horário. Caso queira realizar um agendamento diferente, exclua-o e clique na opção de adicionar.
10 – Na área do destino, exclua a nuvem existente (será adicionada posteriormente). Selecione a nuvem, e clique na lixeira, em seguida clique em avançar.
11 – Na tela “Adicionar novo conjunto de backup”, não há necessidade em adicionar nenhuma informação. Clique no ícone “Salvar”.
12 – Instale a ferramenta no ambiente Linux conforme tutorial de instalação.
Caso não saiba como instalar, siga acesso este artigo e veja o passo a passo.
13 – Acesse a ferramenta com as credenciais da “conta de backup” que foi criada.
14 – Ao logar na ferramenta, aparecerá a mensagem informando o nome do “backup set” criado anteriormente, conforme imagem abaixo.
15 – Vincule esta tarefa a este servidor e habilite a chave de criptografia.
16 – Selecione a opção “3” para gerar um arquivo de parametrização da senha do banco e em seguida, a opção correspondente à tarefa.
17 – Depois de gerar o arquivo backupset.xml, saia da ferramenta (opção 8) e edite o arquivo gerado para colocar a senha do banco.
18 – Utilize o editor de sua preferência, em nosso caso vamos usar o vim.
vim /root/.obm/config/backupSet.xml
Após abrir o arquivo, substitua “MyPass” pela senha do banco e salve o arquivo.
19 – Faça o login novamente na ferramenta e selecione a opção “4” para importar o arquivo backupset.xml com a senha do banco.
20 – Volte às configurações avançadas do portal
21 – No portal avançado vá até os conjuntos de backup e clique no nome do conjunto de backup que foi criado para o MySQL.
22 – Clique no ícone “+”.
23 – Selecione a nuvem e clique em adicionar.
24 – Para finalizar, grave as configurações clicando na opção “Salvar”.
Agora você tem duas opções, aguardar o agendamento executar o backup, o ainda melhor, executar o backup manualmente para identificar se tudo ocorreu como esperado. Caso queira rodar o backup manualmente basta digitar o comando abaixo no diretório do software de Backup no Linux.
/opt/backup/bin/RunBackupSet.sh Nome-da-tarefa